5 dicas de como poupar dinheiro nos presentes

6 minutos para ler

Uma das grandes preocupações de qualquer família no fim de ano é como poupar dinheiro na compra dos presentes de Natal. Afinal, apesar da ajuda do 13º salário para quem trabalha em regime de CLT, garantir lembrancinhas para pais, filhos, sobrinhos, irmãos e outros parentes pode acabar pesando muito no bolso.

Além disso, janeiro é sempre um mês que também pesa nas contas, com o IPTU, IPVA, matrículas escolares e material de volta às aulas a serem pagos. Por isso, qualquer dinheiro extra que sobre do orçamento para o Natal pode ajudar a ter um começo de ano financeiramente mais tranquilo também.

Por isso, no artigo de hoje nós conversamos sobre algumas maneiras de como poupar dinheiro nas festas de fim de ano sem deixar de presentear os seus familiares.

1. Compre em marcas menores

Para garantir que você tenha presentes para todos sem ir à falência, o ideal é evitar dar aos seus entes queridos itens que sejam caros, famosos ou da moda. Ao contrário, é uma boa ideia comprar de marcas menores, que geralmente têm produtos mais exclusivos, que não podem ser encontrados em lojas de rede, e a preços muito mais baratos.

Além disso, ao comprar de um negócio menor, você ajuda um empreendedor a continuar crescendo, empregando novas pessoas e mantendo a sua empresa de pé. Ou seja, é bom para a sua família, para o seu bolso e para a economia local. 

Então, vale pensar em presentear a sua irmã com uma roupa de uma marca independente, comprar uma arte da sua amiga que é ilustradora para enquadrar e decorar o quarto da sua sobrinha, por exemplo. E, se o dinheiro ficar curto, aposte em kits de sabonetes artesanais para ter como poupar dinheiro com os presentes. Embrulhados em uma embalagem bonita eles se tornam aquelas lembrancinhas que todo mundo gosta de ganhar.

2. Seja criativo ao escolher os presentes

O mais importante de presentear alguém é oferecer algo que a pessoa vá gostar e usar no seu dia a dia, certo? Por isso, comece investigando os gostos pessoais de quem você deseja presentear com mais dedicação. Afinal, às vezes algo simples, mas que tem a ver com os hábitos da pessoa presenteada, agrada mais do que algo caro e sem motivo.

Você pode dar uma plantinha de menos de R$20 para aquela prima que está apaixonada por jardinagem, imprimir um planner da internet para ajudar a sua amiga que está abrindo um negócio a se organizar ou comprar numa loja de artesanato local um macramê bem bonito para o novo apartamento da sua mãe.

Além de ser uma maneira de como poupar dinheiro, esses presentes passam uma mensagem muito mais importante: que você se importa com a pessoa presenteada o suficiente para conhecer seus gostos e lembrar-se deles.

3. Presenteie com experiências

O tempo é a coisa mais valiosa que nós temos para oferecer às pessoas que amamos. Afinal, é algo que não volta atrás e não pode ser comprado. Então, que tal substituir os presentes físicos por experiências divertidas para viverem juntos?

Uma boa opção é oferecer à sua afilhada de levá-la ao cinema 5 vezes ao longo do ano, com um bônus: ela pode sempre escolher os filmes. Outra boa ideia é dar “vale-nights” para os seus amigos que são pais poderem sair a dois enquanto você cuida das crianças. Ou, por exemplo, vale oferecer suas horas de lazer para ajudar na organização de um casamento ou festa infantil que vai acontecer na família.

Assim, você gasta menos e ainda garante momentos a mais de convivência com aqueles que ama.

4. Aposte nas suas habilidades

E se os presentes de Natal que você está procurando para ter como poupar dinheiro no fim de ano já estivessem à sua disposição? Sim, você pode usar os seus talentos para presentear amigos e familiares!

Quer um exemplo? Se você é muito bom em tricô ou bordado, aproveite esse dom! Crie uma manta para o sofá da sua irmã, um bichinho de brinquedo para a sua sobrinha ou uma decoração personalizada para a casa da sua prima.

Outra opção para quem gosta de passar um tempo no fogão e experimentar novas receitas é fazer quentinhas durante uma semana para alguém querido. Aquela amiga que acabou de se mudar e ainda não conseguiu organizar a rotina da casa iria amar essa surpresa! Também seria um baita alívio para a sua irmã que vive dividida entre o trabalho e o cuidado com os filhos. E quem não gosta de ganhar uma refeição gostosa, feita com todo o amor?

Mas não pense que é preciso ter habilidades manuais para embarcar nessa forma de como poupar dinheiro com os presentes de Natal. Vale usar também as suas habilidades profissionais!

Quem é contador pode dar uma mãozinha no orçamento do escritório do amigo, por exemplo. Ou se você é bom com criação de conteúdo para redes sociais, então que tal ajudar o seu irmão na divulgação online da empresa dele? Tudo isso será recebido de braços abertos, com certeza!

5. Pague mais barato nas suas compras com o HAND

Agora, se você está participando daquelas brincadeiras em que o seu amigo ou familiar pode escolher o que quer ganhar, talvez não haja muito espaço para pensar em presentes mais criativos, certo?

Tudo bem, não tem problema! Mesmo assim você ainda tem opções para comprar os seus presentes de Natal sem gastar todo o seu orçamento. 

Um dos seus melhores amigos na missão de como poupar dinheiro neste fim de ano é o HAND Free, a assinatura de compras do HAND. Através de um cadastro simples, você tem acesso de forma 100% gratuita a descontos exclusivos, a cupons de desconto nos grandes varejistas do Brasil e ainda acumula pontos para resgatar por produtos e serviços úteis para o seu dia a dia.

Gostou da ideia e quer começar agora mesmo a explorar os descontos do HAND? Então, cadastre-se já no HAND Free e aproveite para encher a árvore de Natal pagando menos.

Posts relacionados

Deixe um comentário