Auxílio funeral: como funciona e quem tem direito? Entenda aqui!

6 minutos para ler

A perda de um ente querido é sempre um momento difícil. Afinal, ninguém está preparado para se despedir de um familiar ou amigo. Não bastasse o baque emocional, muitas vezes ainda é preciso arrumar forças para lidar com as questões financeiras do velório, como custos com funeral, sepultamento ou translado — quando a morte ocorre em outro estado ou país.

Nesse contexto, contar com um auxílio funeral é uma importante medida para se precaver diante destas circunstâncias. Com esse serviço, você evita transtornos, garantindo que o seu ente tenha um velório digno.

Quer saber mais? Confira, neste post, o que é e como funciona o seguro funeral!

O que é auxílio funeral?

Muitas pessoas tratam a morte como um tabu, evitando falar do assunto com a família. Porém, isso pode trazer custos inesperados e altos no futuro. Com o auxílio funeral, você pode ter um pouco mais de conforto em um momento de dor. Esse serviço funciona como uma ajuda para arcar com os custos relacionados ao velório.

Geralmente, o serviço pode ser contratado em funerárias e seguradoras. O contratante pode escolher o tipo de cobertura que deseja ter e pagar um valor fixo por mês, que cabe no seu bolso. 

Diferença entre auxílio e assistência funeral

Antes de assinar o contrato do serviço, é fundamental ficar atento às diferenças entre auxílio e assistência funeral. Assim, você tem certeza de que vai adquirir um plano que realmente cubra as suas necessidades.

O auxílio funeral é oferecido por funerárias, tendo um teto limite de gastos gerais, garantindo reembolso para os custos do sepultamento. As prestadoras disponibilizam planos que possibilitam incluir até 10 pessoas da família. Na maioria dos casos, a idade máxima fixada para o titular aderir ao plano funeral é de 65 anos, sendo possível incluir um número limite de idosos.

Há empresas que aceitam titulares com mais idade. Todavia, deve-se dizer que quanto mais tarde for adquirido o plano, mais caro será o seu pagamento.

Por sua vez, a assistência funeral abate automaticamente todos os custos do velório. Esse serviço está embutido nos planos de seguro de vida e inclui os serviços desejados pelo cliente, como traslado do corpo e até mesmo diária de hotel para os familiares que queiram acompanhar o enterro.

Devido ao fato de a assistência funerária estar atrelada a uma apólice de seguro de vida, é necessário ler com cuidado todas as condições firmadas em contrato para esclarecer todas as suas dúvidas.

Quem tem direito à cobertura funeral?

Ao contratar o serviço de auxílio funeral, você terá de informar no contrato quem serão os beneficiários, como cônjuges, herdeiros legais, pais ou responsáveis. Essas pessoas poderão solicitar o serviço, recebendo todo o amparo necessário para planejar o velório do ente.

Relação entre seguro de vida e assessoria funeral

Em suma, o seguro de vida é um contrato que se estabelece entre o segurado e a seguradora, ou a apólice de seguro, em que a segunda parte deve pagar determinado valor em dinheiro a um beneficiário caso o segurador faleça.

O pagamento do seguro de vida também é feito mensalmente. É comum que o serviço ofereça adicionais para o contratante, como o auxílio ou assistência funeral. Nesse caso, a família pode ficar resguardada pela indenização da morte e suporte para os custos do sepultamento.

Quais são as coberturas do auxílio funeral?

A realização de um velório envolve diversos detalhes, sendo que cada um tem um custo diferente. Com o auxílio funeral, pode-se ter acesso a todos os serviços necessários para a despedida do ente querido.

Entre as coberturas do plano estão:

  • caixão;
  • urna funerária;
  • coroa de flores e paramentos;
  • ornamentação de urna, como mesa de condolências, velas, véu e enfeites florais;
  • sepultamento ou cremação;
  • veículo funerário;
  •  cerimônia de velório e funeral;
  • traslado do corpo para quando o falecimento acontece fora da cidade de origem da pessoa.

Desse modo, você garante uma cerimônia completa, oferecendo todas as homenagens que a pessoa falecida merece.

Quais são os benefícios do auxílio funeral?

Como se sabe, a morte não envolve apenas a pessoa que acabou de partir, mas também os familiares dela, que são responsáveis por conduzir os processos do velório e sepultamento. Por meio do auxílio funeral, a família pode ter mais praticidade e conforto para lidar com essa hora difícil. Veja quais são os benefícios do serviço. 

Segurança para os familiares

Infelizmente, mesmo em um momento extremamente delicado, como é a morte de um familiar, ainda há indivíduos mal-intencionados que se aproveitam da situação para aplicar golpes ou cobrar preços abusivos.

Diante disso, o auxílio funeral evita que os familiares do falecido corram o risco de serem lesados por estarem sob impacto emocional, haja vista que os serviços são definidos no momento do contrato.

Tratamento humanizado

É importante ressaltar que os profissionais que trabalham em empresas que oferecem auxílio funeral são especialmente treinados para transmitir o máximo de segurança, credibilidade e tranquilidade em todo o processo.

Todo esse apoio e tratamento humanizado são imprescindíveis para que os familiares não passem por experiências negativas em um momento de tristeza. 

Economia financeira

A realização de um funeral gera gastos inesperados. Sem falar que, quase sempre, o cerimonial tem custos bem elevados, fazendo com que os familiares fiquem preocupados e desgastados ao lidar com a situação.

Para suprir os gastos do velório, muitas pessoas acabam recorrendo às economias ou solicitam empréstimos de última hora, o que resulta em uma dívida por meses ou até anos.

Se a família tem um plano funeral, não precisará se preocupar, pois estará amparada financeiramente. 

Suporte na hora em que mais precisa

A morte de uma pessoa querida deixa a família abalada, sem cabeça para providenciar todos os serviços do velório e para lidar com a burocracia que os procedimentos envolvem. Os beneficiários do plano funeral recebem suporte na hora em que mais precisam, o que causa um sofrimento a menos.

Como você viu, o auxílio funeral traz mais tranquilidade para as famílias. O reembolso oferecido pelo serviço diminui os transtornos financeiros nessa fase crítica, em que as pessoas precisam de paz, respeito às suas emoções e compreensão.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário