como assistir lives como assistir lives

Descubra como assistir lives na sua casa e quais os principais streams

7 minutos para ler

As lives nas redes sociais vêm ganhando um espaço cada vez maior na internet. Essa tendência se deve, principalmente, em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

A diminuição do contato presencial fez com que artistas, professores e outros influenciadores digitais enxergassem essa ferramenta como uma ótima estratégia para eles se aproximarem mais do público, interagir com os seguidores e serem vistos.

Neste post vamos esclarecer como assistir lives de casa. Você também vai saber como fazer uma transmissão para as principais redes sociais e vai conhecer as principais streams do momento. Então, vamos lá!

Quais as principais redes sociais que transmitem lives?

As lives feitas nas redes sociais são muito populares e ganharam ainda mais espaço durante a quarentena. As redes sociais mais utilizadas para esse fim são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Por meio delas, é possível organizar os horários e salvar as transmissões, permitir comentários dos seguidores e outras funcionalidades.

O Instagram oferece lives pelo celular e na versão web para navegador Esse último recurso foi disponibilizado nos últimos dias durante a quarentena, uma vez que o acesso pelo aplicativo aumentou significativamente. Além disso, agora também é possível responder Stories e enviar mensagens (directs) para outros usuários pelo computador (app Instagram Direct no PC).

Para organizar uma live no Facebook, basta acessar a página ou perfil, buscar a seção de compartilhamento de status, clicar em “Vídeo ao vivo” e começar a transmissão, tanto pelo celular quanto pelo computador. Por sua vez, o YouTube, uma plataforma pioneira no envio e exibição de vídeo, também opção de transmissão ao vivo. Para isso, é necessário ativar o recurso “live” no canal. Basta ir até o canto superior direito da página e então clicar em “Criar um novo vídeo ou postagem” depois a opção “Transmitir ao vivo”.

Como conectar no computador ou na TV?

Existem plug-ins ou apps que conectam o celular no computador e na TV. ,De fato, a visualização dos vídeos fica muito melhor pelo computador do que pelo celular. Isso porque a tela do monitor é bem maior e traz mais conforto. Isso é possível por meio da técnica de espelhamento de tela do celular na TV. O espelhamento de tela consiste em exibir a tela do smartphone ou computador diretamente na tela da TV. Assim, Tudo o que passar na tela de um será transmitido na outra. Para Isso, é necessário ter um smartphone ou computador com a tecnologia Miracast/WiDi e uma TV com o sistema WebOS u Netcast (Smart TV).

Além disso, o Instagram liberou no dia 13/04/2020 a possibilidade de fazer transmissão de lives por meio do navegador no próprio computador. Trata-se de uma importante inovação, pois antigamente essa funcionalidade só estava disponível para smartphones Android e iOS. Para isso, você deve instalar o plug-in para web chamado IG Stories for Instagram. Essa ferramenta permite assistir aos Stories pelo desktop e mandar Directs para outros usuários da rede pelo próprio computador.

Para ter acesso a qualquer live no Instagram, agora é só acessar o IG Stories for Instagram e instalar a extensão no Google Chrome, no Windows ou macOS. Então, você deve acessar o Instagram na Web para visualizar qualquer transmissão. Os vídeos ao vivo ficam na parte superior da tela. Também é possível pesquisar usuários que estão fazendo lives no momento, além de poder ir para a página do usuário e ver as lives anteriores que foram salvas.

Como saber quando e que horas as lives vão passar?

Você pode acompanhar o perfil dos seus artistas, influenciadores, amigos ou professores. A maioria divulga previamente a realização das lives nos stories e em publicações. O Instagram apresenta uma funcionalidade de alarme que envia uma notificação e avisa o usuário assim que a transmissão da live estiver prestes a começar. Assim, você não corre o risco de se esquecer do evento e não vai perder nenhum conteúdo.

Como fazer uma live em diferentes redes sociais?

Você pode organizar uma live no Facebook, Instagram e YouTube e transmitir vídeos ao vivo. Além disso, na live pela web, os comentários que são enviados pelos telespectadores ficam localizados no lado direito da transmissão, ou seja, não incomodam e não atrapalham em nada o conteúdo.

Não se esqueça de que o ideal é sempre fazer um pequeno teste antes de iniciar uma live, para se certificar de que tudo está funcionando perfeitamente. Assim, você fica mais confiante e evita passar por problemas técnicos no meio da transmissão. Para fazer uma live nas redes sociais, você precisa observar alguns requisitos. Confira, a seguir, as principais dicas de como fazer uma transmissão de qualidade e com altas chances de ser um sucesso.

Adquira ferramentas para captar imagem e som

Confira os principais equipamentos:

  • microfone: esse aparelho é essencial para reduzir os ruídos externos e para que o público consiga escutar o que você está dizendo;
  • câmera de celular com uma boa resolução para dar mais qualidade para a transmissão;
  • iluminação: ambientes com pouca luz não costumam ser interessantes nem trazer uma experiência positiva para o espectador.

Tenha um computador e uma placa de captura

Caso decida fazer uma transmissão com mais qualidade, além do computador, a placa de captura é a peça que tem a função de realizar a transferência da imagem e do som da câmera para o computador. As placas de captura podem ser ligadas às câmeras por meio das saídas HDMI, RCA ou SDI.

Não se esqueça do encoding e broadcasting

Esses dois processos servem para possibilitar que o computador faça a transmissão ao vivo com mais qualidade e para atrair o público mais exigente.

Encoding

Transforma o formato inicial do sinal para outro mais adequado, ou seja, assim que a imagem é capturada pela câmera, o encoding gera um sinal para que essa imagem chegue até os espectadores. Um exemplo é o software Adobe Flash Media Live Encoder.

Broadcasting

Há a transmissão do sinal na internet. Assim, os servidores de streaming ficam responsáveis por efetuar a distribuição do conteúdo. O software que faz o encoding faz essa etapa. Basta inserir a URL e o código de acesso “stream”, que farão a conexão com os servidores. Assim, é só iniciar a transmissão, que os logs do encoder vão aparecer e, então, o embed do player vai ser criado. Depois disso, é só inserir esse embed no destino final onde vai ocorrer a transmissão.

Streams para você assistir

O universo das lives é muito amplo. Existem opções de transmissões para vários tipos de público e que agradam a todos os gostos, como shows de cantores famosos, aulas online de idiomas, culinária, costura, pintura e até de exercícios, como alongamento, ioga e vários tipos de danças.

É uma forma que eles encontraram de se conectar com os seguidores e continuar marcando presença online. Se você deseja acompanhar as lives, deve acessar o perfil nas redes sociais dos influenciadores que você mais gosta e verificar a agenda das transmissões. Você pode adicionar um alerta na agenda seu celular para não perder o horário da transmissão!

Você quer ficar mais perto dos seus amigos e parentes durante o isolamento social? Quer continuar relacionando com seus clientes e sendo lembrado pela criação de um bom conteúdo? Então, é importante entender como assistir lives e organizar as suas próprias transmissões. Afinal, a tecnologia surgiu justamente para encurtar distâncias e aproximar as pessoas.

A quarentena diminui a convivência entre familiares e amigos e esse fato pode causar impactos no lado emocional de muita gente. Então, por que não utilizar as facilidades digitais para continuar em contato com nossos entes queridos? Entenda a importância de se conectar com as pessoas!

Posts relacionados

2 thoughts on “Descubra como assistir lives na sua casa e quais os principais streams

Deixe um comentário