como fazer mascaras de pano como fazer mascaras de pano

Como fazer máscaras de pano em casa? Confira o passo a passo!

4 minutos para ler

Com a circulação do coronavírus no país, a demanda por máscaras, luvas e álcool em gel foi acima dos estoques disponíveis e começou a faltar para todo mundo. Para que os materiais hospitalares não faltem para os profissionais de saúde, surgiram vários tutoriais de como fazer máscaras de pano, que são de uso obrigatório. Neste texto, vamos explicar o melhor método.

Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras podem ser feitas de pano, devem ter pelo menos duas camadas de tecido e são de uso individual, necessitando lavar após o uso. Para a sua confecção, não é necessário máquina de costura ou grandes habilidades com a agulha, pois são super práticas e fáceis de fazer.

Muito legal essa ideia, não é mesmo? Então continue com a gente e confira o passo a passo de como fazer máscaras de pano em casa!

Precauções e avisos

Antes de explicar, vamos reforçar algumas medidas de segurança: a máscara é de uso individual, não compartilhe; ela deve ser usada por, no máximo, duas horas seguidas, depois é necessário realizar a troca; não se deve encostar a mão na boca ou nariz para não contaminar a região da máscara.

Muito bem, agora que sabemos disso, podemos começar a fazer as máscaras!

Organização em primeiro lugar

Primeiramente, é necessário separar os materiais necessários para a confecção das máscaras. Vamos precisar de: uma camiseta antiga ou outro tecido maleável que tenha em casa; caneta ou pincel; tesoura e um pedaço de filtro ou papel toalha.

Lembrando que é preciso pelo menos duas camadas de tecido para que a máscara seja eficiente.

Mão na massa

Agora que todos os materiais estão separados, vamos começar:

  • com a caneta, modele na camiseta ou no tecido o formato e o tamanho da máscara;
  • após dobrar no meio, recorte com a tesoura;
  • faça dois furos para as orelhas;
  • finalmente, coloque o pedaço do filtro ou papel toalha entre as camadas.

Realização do teste

Agora que aprendeu como fazer máscaras de pano, como saber se ela realmente protege? Uma forma simples de descobrir é fazendo o teste do isqueiro: utilizando a máscara com o filtro, aproxime a chama do isqueiro na sua direção. Repita a operação sem o filtro.

Em qual deles o ar passou mais facilmente? Ficará claro que o filtro oferece uma proteção maior.

E se eu não quiser fazer a máscara? Sem problemas! Sabemos que não é todo mundo que gosta ou tem tempo para fazer a máscara em casa. Para isso foi criada uma Rede Solidária, que conecta quem precisa de um serviço a quem o oferece. Caso você tenha interesse, basta acessar o site, é rápido e fácil, além de ajudar os produtores locais. Se você quer vender suas máscaras também pode! Cadastre seu negócio na Rede Solidária.

Como vimos, é muito fácil e simples fazer as máscaras, são baratas, seguras de usar e, para lavar, basta usar água e sabão. Neste momento de pandemia é obrigatório o seu uso, então vamos colaborar para diminuir o contágio e nos proteger ao mesmo tempo. Se todos fizerem sua parte vamos vencer esse desafio.

Muito interessante esse tutorial de como fazer uma máscara de pano, não é mesmo? Se gostou do conteúdo assine nossa newsletter e fique em dia com as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário