5 dicas de como cuidar da saúde gastando pouco!

6 minutos para ler

Ficar atento aos sinais do nosso corpo e da mente e ir a consultas médicas periodicamente é essencial para nos mantermos saudáveis. Contudo, esse assunto costuma gerar certo transtorno para muita gente, já que é preciso optar por enfrentar as intermináveis filas do Sistema Único de Saúde (SUS) ou arcar com a mensalidade onerosa dos planos de saúde.

Nesse contexto, seguir dicas de como cuidar da saúde é uma ótima saída para equilibrar uma boa qualidade de vida com as suas finanças. Com algumas mudanças de hábitos e com a adoção dos serviços certos, você pode se precaver e proteger a sua família. Quer saber como isso é possível? Veja, neste post, como manter a saúde em dia gastando pouco!

1. Pratique exercícios físicos regularmente

Sem dúvidas, essa é uma das recomendações unânimes entre os médicos quando o assunto é levar uma vida mais saudável, mas ainda existem muitas pessoas que a ignoram, muitas vezes, usando a falta de tempo ou de dinheiro como desculpa.

Incorporar os exercícios físicos na sua rotina traz longevidade e ajuda a eliminar incômodos do dia a dia. Por exemplo, você sofre de dores musculares e tem dificuldade de concentração, mau humor e insônia? A partir da prática regular de atividades físicas, o seu organismo libera endorfina, um hormônio que melhora os aspectos citados, além de regular o intestino, controlar a pressão sanguínea e potencializar as defesas do sistema imunológico.

Caso você não tenha disponibilidade para ir à academia com frequência, saiba que há diversas atividades alternativas, como pular corda, subir escadas, fazer caminhadas no parque e ir às academias públicas ao ar livre. Se você utiliza o transporte público, comece a descer um ponto antes da sua casa para caminhar ou substitua-o por uma bicicleta.

Escolha um exercício que mais se adapte às suas condições físicas e financeiras. O mais importante é não ficar parado. Quem está acostumado a ser sedentário deve começar devagar, com atividades mais leves, e aumentar a intensidade conforme perceber a melhora do seu condicionamento físico.

2. Adote uma alimentação saudável

Na correria do cotidiano, você acaba dando preferência para alimentos congelados e que ficam prontos em questão de minutos? Embora isso pareça mais prático, pode provocar diversos males para a saúde, já que esses alimentos têm uma quantidade elevada de sódio, gorduras e conservantes, que podem gerar o colesterol alto, a pressão alta, entre outras doenças.

Investir em uma boa alimentação não só melhora o funcionamento do seu corpo fisicamente, mas também contribui positivamente para a sua saúde mental. Basicamente, o nosso corpo é como um carro. Para que ele funcione adequadamente, é necessário que seja abastecido com um combustível de qualidade.

Portanto, é recomendado fazer refeições com diversidade de nutrientes e dar preferência para alimentos mais frescos, como frutas da estação, legumes e verduras.

Leia os rótulos dos alimentos para saber quais tipos de substâncias você está consumindo, pois muitos até são gostosos, mas não são nutritivos, logo, não podem ser considerados uma refeição.

Além disso, preste atenção à forma como você se alimenta. Evite pular refeições, procurando fazê-las sempre no mesmo horário, e livre-se de distrações, como o celular, na hora de se alimentar, já que isso pode fazer com que você não saboreie os alimentos e sinta-se satisfeito.

3. Beba muita água

Apesar de ser fundamental para a vida humana, há quem ainda não beba água em quantidade suficiente para promover a manutenção da sua saúde. O nosso corpo é formado, em média, por 60% de água, em mulheres, e 65%, em homens. Entre as suas funções, está ajudar na regulação da temperatura e na absorção de nutrientes.

O indicado é beber 2 litros de água por dia. Ao manter o seu corpo hidratado, você evitará o desenvolvimento de doenças, como alergias, asmas, constipação, problemas renais e enxaqueca. Vale dizer também que o líquido diminui as celulites e melhora a aparência da pele, do cabelo e das unhas.

Para não se esquecer de beber água na quantidade certa todos os dias, uma boa dica é carregar uma garrafinha sempre com você, principalmente no período em que estiver no seu trabalho.

4. Durma bem

Você sabia que dormir mal pode ser um fator para o desencadeamento de diversas doenças? Isso porque, quando dormir pouco se torna um hábito, a tendência é de que as funções do seu organismo fiquem desreguladas, o que pode causar depressão, diabetes e, até mesmo, um AVC.

Sendo assim, se você é do tipo que vai dormir tarde e acorda muito cedo, é preciso repensar esse comportamento. O ideal é dormir 8 horas por dia, assim, é possível acordar mais bem disposto para cumprir com as suas obrigações diárias.

Comece indo para a cama uma hora antes do habitual. Deixe o celular de lado, pois as notificações de e-mails e redes sociais podem tirar o seu sono. Desse modo, você vai ensinando o seu organismo a se desligar e dormir mais cedo.

5. Aproveite os benefícios do Hand em saúde

Ir a consultas e fazer exames de rotina é imprescindível para acompanhar a sua saúde e checar se está tudo bem. Uma maneira de realizar esses processos sem pesar no seu bolso é por meio do clube de vantagens Hand, que oferece, entre os seus benefícios, descontos em consultas médicas em clínicas e em exames laboratoriais, o que garante maior agilidade e mais qualidade no atendimento para você e seus dependentes.

Outra vantagem da plataforma de benefícios é a possibilidade de fazer compras de medicamentos com descontos diferenciados nas melhores redes de farmácias do Brasil. Assim, você não corre o risco de ficar sem os remédios de que precisa porque estão muito caros.

Como usufruir dessa facilidade? É muito simples! Basta assinar um plano de benefícios de acordo com as suas necessidades. É possível escolher o pacote que contempla você e mais um dependente ou o pacote que estende os serviços para mais quatro dependentes, por exemplo.

Essa é uma das melhores dicas de como cuidar da saúde. Afinal, a partir de uma mensalidade acessível para o seu orçamento, você consegue ter mais praticidade e eficiência no atendimento médico, sem ter que marcar consultas com meses de antecedência ou enfrentar filas no sistema público de saúde.

Ficou interessado? Entre em contato com a Hand e comece a cuidar de você agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário