pausar tratamentos de saúde pausar tratamentos de saúde

Saiba por que não se deve pausar tratamentos de saúde na pandemia

6 minutos para ler

O isolamento social provocado pela epidemia de Covid-19 ocasionou a paralisação de alguns serviços médicos, deixando todo mundo preocupado. Muitas pessoas tiveram que pausar tratamentos de saúde com medo de serem contaminadas. Afinal, os consultórios, clínicas e hospitais se tornaram o principal foco de contágio do vírus.

No entanto, negligenciar o tratamento por medo de contágio pelo novo coronavírus não é uma opção recomendada. É necessário continuar dando atenção aos problemas de saúde, principalmente os mais sérios, como câncer e doenças crônicas.

Isso até porque muitos profissionais que prestam serviços essenciais continuam atuando e tendo uma demanda normal, enquanto as UTIs costumam estar lotadas.

Neste post, vamos abordar os impactos da pandemia do novo coronavírus no tratamento de doenças crônicas. Você vai entender por que não deve pausar o tratamento, mesmo diante do atual cenário. Acompanhe a leitura!

A importância de não pausar os tratamentos de saúde

A recomendação de evitar ir ao hospital é importante, pois evita o contato com pessoas possivelmente infectadas e a exposição ao vírus. O cuidado é ainda mais importante para os idosos e indivíduos portadores de doenças graves e crônicas, já que são mais vulneráveis.

Algumas cirurgias podem ser adiadas até que as condições melhorem. No entanto, muitos pacientes sofrem com condições clínicas graves, que não podem esperar, como tumores e a necessidade de transplante de órgãos. Sendo assim, terapias envolvendo a oncologia e tratamentos com pacientes crônicos, hemodiálise e procedimentos gastrointestinais não podem ser suspensos por tempo indeterminado, incluindo-se consultas e exames.

Nesse sentido, o ideal é ter um diálogo franco com o médico para que ele avalie os exames e analise a sua situação de saúde de modo individual. A partir daí, ele vai ter condições para determinar qual é a melhor solução para o seu caso. Algumas situações podem aguardar um tempo maior até o início do tratamento mas outras exigem atenção imediata.

Consequências da interrupção do tratamento de saúde

A interrupção do tratamento presencial do paciente ou a suspensão do uso de medicamentos pode trazer consequências negativas para a saúde do paciente. Conheça, a seguir, as principais complicações que podem ocorrer em decorrência da pausa no tratamento de saúde.

Piora do quadro da doença

Algumas doenças podem piorar caso o tratamento seja suspenso. Nesse sentido, o ideal é continuar fazendo os exames de rotina e, caso o paciente note piora no seu quadro de saúde, deve retomar o tratamento o mais rápido possível.

Aumento da intensidade dos sintomas

A interrupção do uso de medicamentos pode trazer a falta de eficácia do remédio, o aumento de resistência aos antibióticos e a intensificação dos sintomas. Dependendo da medicação, também poderá haver uma instabilidade no sistema nervoso central. Portanto, o ideal é que nenhum tratamento seja abandonado antes do prazo que foi determinado pelo médico.

Avanço da doença

Alguns tratamentos e medicamentos são indicados pelos médicos para conter o avanço de doenças. Muitos tipos de tumor podem evoluir para uma forma mais agressiva rapidamente. Assim, a interrupção do tratamento pode ter consequências críticas, diminuindo as chances de vencer a doença.

Risco de morte

A interrupção repentina no tratamento de doenças graves ou a suspensão de medicamentos de uso contínuo podem ocasionar até mesmo a morte do indivíduo.

Recomendações para quem necessita de tratamentos de saúde

Conheça, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você a lidar com suas necessidades de saúde no atual contexto de pandemia.

Faça consultas online

O Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu o uso da Telemedicina, de modo excepcional, devido à epidemia de Covid-19 que assola o país. Esse sistema se baseia no uso de ferramentas tecnológicas que garantem uma comunicação remota eficiente entre os envolvidos: paciente, médico e os outros profissionais da área da saúde.

Desse modo, se tornou possível realizar o atendimento inicial entre o médico e o seu paciente. Assim, os médicos podem orientar os pacientes sobre as formas de tratamento e medicamentos mais adequados.

Sendo assim, a Telemedicina permite o telediagnóstico (leitura de laudos médicos), o telemonitoramento (monitoramento do paciente a distância) e a teleinterconsulta, que é uma conversa entre vários especialistas para debater sobre o tratamento.

Tenha contato constante com o seu médico

É importante manter um vínculo contínuo com o médico que é responsável pelo seu tratamento. Qualquer sintoma diferente ou anormalidade deve ser relatada ao profissional.

Faça a ingestão dos medicamentos recomendados

Continue seguindo a rotina de medicamentos conforme a orientação do médico. Tenha disciplina e tome corretamente a medicação prescrita pelo médico. Esse cuidado vai ajudar a manter a sua saúde estável e reduzir a necessidade de ter que comparecer ao hospital.

Tome cuidado com a medicação controlada

A medicação controlada contém substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central e causam dependência química. A automedicação traz muitos riscos para a saúde e pode até mesmo ser fatal. Portanto, não tome nenhum remédio controlado por conta própria. Tudo deve ser devidamente prescrito pelo médico.

A possibilidade de pausar tratamentos de saúde enquanto o surto de coronavírus não passa deve ser discutida com o seu médico. É importante ter equilíbrio e priorizar uma opinião profissional, de forma que possam ser avaliadas a gravidade da doença e a situação de saúde do paciente. De qualquer forma, a Telemedicina surgiu como uma ótima opção de consulta online para quem deseja ser atendido por um médico e obter mais esclarecimentos sobre a sua saúde.

O Hand é um aplicativo que garante agendamento facilitado, atendimento 24 horas, profissionais qualificados e descontos de até 50% em consultas médicas, medicamentos e exames realizados em clínicas e laboratórios credenciados. Além disso, com o clube de vantagens é possível se consultar online por vídeo com os médicos credenciados no app. O sistema emite uma notificação para lembrar você da consulta! Tem interesse nessa solução? Então aproveite e conheça as funcionalidades do aplicativo Hand na área da saúde!

Você precisa contar com o auxílio de um médico? Então, saiba melhor como funciona a Telemedicina e quais são as vantagens proporcionadas por essa tecnologia para o atendimento online e o tratamento de pacientes!

Posts relacionados

Deixe um comentário