Profissionais saúde Profissionais saúde

Profissionais da saúde: quais são as funções de cada um e as diferenças de formação entre eles?

7 minutos para ler

A área da saúde é muito complexa: os profissionais precisam lidar com pacientes que precisam do mais simples dos exames ao mais complexo dos procedimentos cirúrgicos, com diferentes graus de risco à vida.

Por isso mesmo é que existem diversos profissionais nesta área, com responsabilidades, postos de trabalho e formações também variadas.

Para esclarecer as diferenças entre as profissões da saúde, no artigo de hoje falamos sobre os cursos que podem levar você a trabalhar em alguma dessas área. Confira!

Os diferentes profissionais da saúde

Você sabe quem cuida de você durante uma internação hospitalar? E ao tirar sangue para fazer um exame? Entenda quais são as diferenças de formação e atribuições de cada um dos tipos de profissionais da saúde.

Médicos

A função do médico é diagnosticar o problema de saúde do paciente e tratá-lo. Para isso, ele pode ser um clínico geral, que é um médico mais generalista, ou ter uma especialização em alguma área da medicina, clínica ou cirúrgica, como a ortopedia, a obstetrícia ou a cirurgia plástica.

Um bom exemplo de médico especializado são os intensivistas, uma especialidade que acompanha e monitora de perto os pacientes que estão em estado crítico em unidades de CTI ou UTI.

Assim como existem diversas especialidades médicas, também são variados os postos de trabalho na área da medicina. Um médico pode atuar no seu consultório ou clínica médica, nas emergências hospitalares em regime de plantões com longos turnos de trabalho ou atuar apenas durante cirurgias. Ele pode ainda prestar atendimento em postos de saúde, trabalhar em laboratórios, centros de exames, como pesquisadores em universidades ou como médico do trabalho em empresas públicas ou privadas.

Para um trabalho generalista, basta a formação em medicina para ocupar os cargos pretendidos. Porém, especializações são necessárias para trabalhar em áreas específicas da medicina.

Paramédicos ou Técnicos em Emergências Médicas

Também chamados de socorristas, os paramédicos são aqueles profissionais que fazem o atendimento pré-hospitalar, aplicando técnicas médicas geralmente em ambiente externo ao hospital, para dar suporte durante uma situação de urgência. O exemplo mais comum dessa profissão são aqueles profissionais que trabalham nas ambulâncias do SAMU ou em veículos de atendimento de urgências fornecidos pelos planos de saúde.

Para trabalhar com este tipo de atendimento, não há no Brasil uma formação específica. Por isso, é comum ver pessoas formadas em Medicina ou Técnico em Enfermagem ocupando posições de socorristas. O Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas também oferecem cursos de treinamento em atendimento a emergências para os seus profissionais, fazendo com que seja possível encontrar também bombeiros nessa profissão.

No momento da contratação, pode ser ainda exigido pelo contratante o curso de EMT-P (Emergency Medical Technician Paramedic ou, em português, Técnico em Emergências Médicas). Porém, este curso não deve ser a sua única formação, pelo fato de não ser reconhecido como profissionalizante pelo Ministério da Educação e Cultura.

Enfermeiros

O enfermeiro é o profissional que atua em parceria com os médicos no tratamento do paciente. Ele tem a capacidade de atender desde os casos mais simples até os mais complexos, estando apto para tomar decisões de maneira autônoma em situações de necessidade.

Responsável pelos cuidados com o paciente ao longo do dia em um hospital, por exemplo, os enfermeiros têm como algumas das suas funções a administração de medicamentos, o registro de tudo o que se passou durante a internação do paciente no sistema hospitalar, além da supervisão dos trabalhos de técnicos e auxiliares de enfermagem.

Para atuar como enfermeiro é preciso cursar uma graduação em Enfermagem, o que vai permitir ao profissional ocupar cargos em hospitais, postos de saúde ou locais que possuam ambulatório próprio, como empresas e escolas.

Técnicos em Enfermagem

Os Técnicos de Enfermagem também atuam nos cuidados com o paciente, estando aptos a realizar procedimentos de alta complexidade, desde que supervisionados por um enfermeiro. Uma das aplicações do seu trabalho, por exemplo, é a atenção aos pacientes no pré e pós-operatório.

Este profissional pode atuar em hospitais, clínicas de tratamento intensivo, postos de saúde ou centros de exames. Para isso, é preciso ter um curso técnico profissionalizante, que é de menor duração do que a graduação em enfermagem.

Auxiliar de Enfermagem

Entre os três profissionais da área, o Auxiliar de Enfermagem é o profissional que atua em cuidados menos complexos, sempre supervisionado pelos enfermeiros. Alguns exemplos de tarefas que podem ser feitas pelos auxiliares de enfermagem são a coleta de sangue, o banho, a troca de curativos e a vacinação dos pacientes.

Esses profissionais podem trabalhar em ambientes como hospitais, ambulatórios ou postos de saúde no atendimento a emergências, nas clínicas médicas onde são oferecidas consultas e nos laboratórios, no auxílio à realização de exames de imagens ou laboratoriais. Para assumir um posto de trabalho como auxiliar de enfermagem é preciso ter um curso profissionalizante, com uma duração semelhante à do Técnico em Enfermagem.

Cursos de formação para profissionais da saúde

Veja os cursos que podem te ajudar a garantir uma carreira de sucesso na área da saúde.

Cursos de medicina

O Ministério da Educação avaliou as melhores universidades de medicina no ano de 2019 através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado das 10 primeiras posições foi esse aqui:

Cursos Técnicos em Emergências Médicas

Alguns cursos que podem ajudar a complementar a sua formação para atender situações de emergência:

Cursos de Enfermagem

O Guia da Faculdade 2020, uma parceria realizada entre o jornal Estado de S. Paulo e o portal Quero Bolsa, avaliou mais de 14 mil cursos de ensino superior brasileiros e posicionou como os melhores cursos na área da enfermagem as seguintes instituições:

Também é possível cursar a universidade de Enfermagem à distância. Se você prefere a opção do EAD, então conheça os seguintes cursos:

Cursos Técnicos em Enfermagem

Veja alguns cursos técnicos em enfermagem disponíveis pelo Brasil:

Para quem prefere o Ensino à Distância, existe também a opção da Universidade Cruzeiro do Sul, que também oferece o curso de Técnico de Enfermagem em EAD da Universidade de Franca e da Universidade da Cidade de São Paulo.

Curtiu esse conteúdo e quer saber mais sobre a área da saúde? Então, aproveite para conferir os nossos artigos sobre como são criadas as vacinas, porque não é indicado parar tratamentos médicos na pandemia e como gastar menos com saúde, sem se descuidar com o seu check-up.

Posts relacionados

Deixe um comentário