se conectar com as pessoas se conectar com as pessoas

Você sabe a importância de se conectar com as pessoas? Confira!

7 minutos para ler

É fundamental se conectar com as pessoas que amamos em tempos de crise. Alguns vivem muito longe uns dos outros, por exemplo. Os idosos também passam por um quadro de solidão e carência, com cada vez menos acesso às atividades sociais. O isolamento social aumenta com a quarentena, mas ele é proveniente de uma série de fatores, como a falta de tempo, a distância física, as outras prioridades e o esquecimento das companhias e dos laços.

Destacamos que a relação com o outro é indispensável para a saúde mental e ela ajuda todos a ficarem bem, reduzindo as distâncias entre familiares, colegas e amigos. Assim, se conectar com as pessoas em tempos difíceis da vida é necessário para encontrar forças e construir soluções.

A tecnologia é uma valiosa aliada nesse processo. Há uma série de ferramentas disponíveis para conversar, realizar reuniões e compartilhar experiências. Quer aprender mais sobre o assunto e conhecer apps que podem ajudar a interagir? Confira o nosso post e entenda!

Qual a importância de se conectar com as pessoas?

Estamos diante de uma grande crise, provocada pela pandemia de coronavírus. Além disso, com os vários desafios do dia a dia, é muito comum ter sentimentos de angústia, solidão e desesperança. Há uma série de fatores que levam as pessoas a se conectarem com menor frequência. Porém, o distanciamento físico não pode resultar no enfraquecimento dos laços afetivos.

Ter conexão com as pessoas em qualquer momento é essencial para a saúde mental e qualidade de vida. O uso de videochamadas, ligações e mensagens é responsável por manter unidos aqueles que precisam estar longe fisicamente.

O afeto e o carinho são fundamentais em momentos de dificuldades. Nesse contexto, destacamos o quanto é preciso dedicar atenção e assistência para os idosos, que tendem a viver cada vez mais isolados.

É possível promover a aproximação das pessoas por meio da tecnologia. A necessidade de evitar grandes coletividades e contato para minimizar o contágio gera entraves nas interações. Mas podemos contornar esses obstáculos com o apoio das soluções informatizadas e da internet.

Quais são os apps e sites que ajudam a se conectar com as pessoas nesses tempos difíceis?

Há vários apps e sites que podem ajudar a interagir com seus familiares e colegas. Alguns permitem ligações e chamadas em vídeo, abrindo oportunidades de aproximação, apoio e diálogo. Continue acompanhando e saiba das diversas alternativas que você pode usar para manter contato com amigos e parentes!

WhatsApp

O WhatsApp é um app que foi criado em 2009 e que, atualmente, pertence ao Facebook. Ele permite trocar mensagens instantâneas e enviar áudios, gravações, arquivos e fotos. Além disso, você pode fazer chamadas de vídeo com até 4 pessoas na mesma ligação. O app se integra à agenda do celular de forma ágil e prática. É uma ferramenta com muita popularidade entre os brasileiros, permitindo manter contato nesses tempos adversos e fortalecer os laços de apoio. Ele está disponível para Android, iphone, Mac e Windows PC.

FaceTime

O FaceTime é um app desenvolvido para iphone que permite fazer chamadas de vídeo e de áudio. Ele foi lançado em 2010 pela Apple. É muito útil para fazer videoconferências, possibilitando que mais de uma pessoa seja incluída na reunião. Todo o processo é realizado por meio da internet, demandando uma boa conexão. Além de ser uma possibilidade para manter contato com a família, pode ser uma ótima alternativa para conversar com colegas de trabalho.

ZOOM

O ZOOM Cloud Meetings permite fazer reuniões com até 1000 participantes. O aplicativo é gratuito e funciona para plataformas Android e IOS. Você pode gravar e armazenar o vídeo na nuvem e combinar a ferramenta com o Google Calendar para fazer convites diretos. Na versão gratuita, os encontros podem durar até 40 minutos.

O app também possibilita fazer webinar e compartilhar a videoconferência no Facebook e no YouTube, com vias também para interagir com a audiência. Se você quiser fazer um encontro com a família, mas alguém está sem câmera no momento, ele pode se conectar por áudio. Assim, podemos ver que essa ferramenta pode ser muito útil para fazer as reuniões de trabalho em home office e para interagir com a sua família.

Instagram

O Instagram é uma rede social que tem foco em compartilhar fotos e vídeos. Ele foi lançado em 2010 e pertence ao Facebook. As imagens podem passar por filtros digitais, o que dá um tom atraente para os materiais. Você pode compartilhar os conteúdos também em outras redes sociais, pois elas se intercomunicam. É uma ótima forma de interagir com familiares e amigos e manter uma boa conexão com as pessoas. Ele está disponível para IOS, Android e Windows.

Twitter

O Twitter é uma rede social chamada também de microblog. A proposta é você se comunicar em poucas palavras. Cada postagem pode ter até 140 caracteres e é possível também acrescentar mídias, imagens e vídeos. Ele foi criado em 2006 e, até hoje, é muito popular. O Twitter é uma boa alternativa para se comunicar e formar uma rede forte com amigos e família, para se manter firme e evitar a solidão. Ele está disponível para Android.

Facebook

O Facebook é uma rede social fundada em 2004 que permite realizar uma série de atividades. É possível compartilhar textos, vídeos, fotos e conteúdos, além de mensagens instantâneas pelo Messenger. Uma boa possibilidade do Facebook é criar grupos para conversar sobre determinados temas. É uma ferramenta com muitas vantagens e funções para compartilhar experiências com os amigos e a família. Ele é acessível de plataforma Android.

Hangouts

O Google Hangouts é uma plataforma de comunicação que foi lançada em 2013. Ele inclui chamadas por vídeo, mensagens instantâneas, SMS e telefonia via internet, a VOIP, que é bastante econômica. Essa ferramenta permite se conectar com os amigos e a família, fortalecendo os laços e mantendo o diálogo para evitar a solidão. É acessível de plataformas Android e IOS.

Whereby

O Whereby é uma plataforma para videoconferências gratuita, que permite fazer reuniões a partir de um cadastro simples, que leva 2 minutos para ser realizado. Com isso, é aberta uma sala com um link de acesso. Para adicionar participantes, basta enviar para eles o link. Os outros usuários não precisam ser cadastrados. Por isso, esse aplicativo se destaca pela grande praticidade. Ele é disponível para iphone.

Houseparty

O Houseparty é um app para videoconferências que pode incluir até 8 pessoas em uma mesma sessão. Ele apresenta possibilidades para jogar jogos em grupo e oferece grande facilidade para você encontrar seus amigos. Está disponível para iphone, Android e Google Chrome.

Quais aplicativos podem ajudar a manter a saúde mental em dia?

O Insight Timer é um app disponível para Android bastante popular, com uma série de meditações guiadas. Ele ajuda a manter a concentração e a calma, sendo uma boa ferramenta para diminuir o estresse e melhorar a saúde mental. O Medite-se é um app para IOS, com vários exercícios e relaxamentos. Com esses apps, você pode se acalmar e se estabilizar.

A união é indispensável em tempos de incertezas. O afeto tem grande importância para espantar a sensação de solidão. Muitas angústias podem ser enfrentadas com diálogo e apoio.

Mesmo que não haja a aproximação física, é possível que os laços familiares e de amigos permaneçam fortes. A tecnologia é uma ferramenta sólida para se conectar com as pessoas que ama e seguir compartilhando experiências.

E então? Gostou de aprender sobre como é fundamental manter o contato e o diálogo com pessoas queridas? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos como este em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário