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Posso tirar documento online? Venha descobrir!

8 minutos para ler

Você sabia que já é possível tirar documento online? A tecnologia veio para facilitar a rotina dos cidadãos. Agora, tudo pode acontecer de forma prática e no conforto da sua própria casa. Assim, você não precisa mais gastar tempo em filas nos cartórios ou nos órgãos competentes.

Quer saber como isso é possível e como funciona esse processo online? Neste post, vamos mostrar quais são os documentos que já podem ser tirados por meio da internet e quais são as vantagens de utilizar esse serviço. Continue a leitura!

As vantagens de tirar documentos online

A burocracia no país é uma das maiores reclamações de empresários e cidadãos. É necessário apresentar muitos documentos para dar prosseguimento a diversos procedimentos, como abrir uma empresa, receber um benefício do governo, casar-se, abrir crediários, concluir uma transação imobiliária, entre outros processos.

Trata-se de uma forma de garantir segurança jurídica, evitar casos de má-fé e fraude e assegurar a veracidade das informações. No entanto, esses procedimentos burocráticos estão sendo mais aceitos em decorrência da possibilidade de solicitação e emissão de documentos pela internet.

Conheça, a seguir, as vantagens de fazer o pedido dos seus documentos pela internet.

Praticidade e conforto

A solicitação dos documentos é feita na sua própria casa, com praticidade e comodidade. Basta você usar o computador e acessar o site responsável pelo procedimento. Assim, você não vai precisar ir até a instituição específica (Detran, Poupa Tempo, Receita Federal etc.) e aguardar o atendimento presencial.

Economia de tempo

Não será necessário perder tempo em filas intermináveis na Receita Federal, no cartório ou em outro órgão competente responsável por emitir o documento. Além disso, você também não precisará pensar no deslocamento, uma vez que todo o procedimento acontece online.

Custos similares

Os custos exigidos para a emissão de um documento online são similares, se comparados com os casos de solicitação via presencial. Na maioria das vezes, a única coisa que muda é que deverá ser incluído o valor de entrega do serviço postal, como Correios e SEDEX. Mesmo assim, não é uma quantia alta e o valor compensa todo o conforto e a praticidade — o prazo e o valor de entrega variam conforme o local onde você mora.

Inexistência de restrições quanto ao horário

A solicitação de um documento online pode ser feita em qualquer dia e em qualquer horário, incluindo finais de semana e feriados. Trata-se de uma vantagem, se comparada com os pedidos presenciais, pois esses somente são realizados em horário comercial.

Geralmente, a solicitação chega ao órgão competente assim que ela é enviada pelo usuário, mas só começa a ser processada, de fato, no primeiro dia útil de trabalho após o pedido ter sido feito.

Mais rapidez na solicitação

A digitalização torna o procedimento muito mais rápido e eficiente. Nesse sentido, o investimento em ferramentas automatizadas vem mostrando resultados efetivos, uma vez que o processo de cruzamento de dados e de busca e envio de informações, por exemplo, é feito de modo mais veloz.

Recebimento do documento na sua casa

Após fazer o pedido de documento online, o sistema vai levá-lo a uma página em que você deve concluir o pagamento referente às custas do serviço. Lembre-se de que essa etapa não é necessária caso a solicitação do documento seja gratuita.

Depois de o pagamento ter sido confirmado, o pedido será processado e você o receberá em poucos dias. No entanto, existem exceções. Em alguns casos, é necessário efetuar o cadastro biométrico e retirar o documento presencialmente, como no caso de título de eleitor e de RG.

Os documentos que podem ser tirados online

Saiba quais são os documentos que podem ser feitos e solicitados pela internet.

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

O CPF é emitido pela Receita Federal. Esse documento tem a função de identificar os contribuintes e cidadãos e é vitalício, ou seja, não tem prazo de validade. Para tirar o CPF pela internet, você deve acessar o site da Receita Federal, preencher o formulário disponibilizado online e confirmar o pedido.

Qualquer pessoa pode ter um CPF, inclusive os recém-nascidos já podem sair da maternidade com o próprio número de CPF. Isso porque muitas maternidades oferecem o serviço de registro a partir da apresentação da Declaração de Nascido Vivo (DNV) e a documentação oficial dos pais.

Conheça algumas finalidades do CPF:

  • elaborar e enviar as declarações de Imposto de Renda;
  • abrir crediários e contratar cartão de crédito;
  • pedir empréstimos em bancos;
  • fazer contratos bancários;
  • participar de concurso público;
  • ingressar em universidades;
  • participar de programas assistenciais do governo como bolsa família e auxílio emergencial.

Documento de Identidade (RG)

O RG é um documento básico para os cidadãos brasileiros. A solicitação do RG pode ser feita online por meio de alguns sites, como o Detran. Basta preencher algumas informações. De qualquer forma, a retirada do documento deve ser feita presencialmente pelo titular dos dados e após a autenticação biométrica. Trata-se de um requisito essencial para evitar fraudes e garantir a segurança jurídica.

O RG não apresenta prazo de validade. No entanto, é importante fazer a sua renovação a cada 10 anos, para fins de atualização e manutenção das boas condições do documento.

Carteira de Habilitação

Para obter a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessária a aprovação em exame psicotécnico, teórico e prático organizado pelo Detran. A CNH tem validade de 5 anos para pessoas com idade até 65 anos e de 3 anos para quem tem idade superior a 65 anos.

A novidade é que, agora, é possível obter a CNH Digital. Para saber se você tem direito ao documento digital, a sua CNH deve ter sido emitida a partir de maio de 2017. Basta acessar o Portal de Serviços do Denatran, fazer o cadastro e seguir o passo a passo.

Certidão de nascimento

A segunda via de sua certidão de nascimento pode ser tirada por meio do site de Registro Civil, da ARPEN (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). Para isso, você deve fazer o cadastro, inserir as informações pessoais e solicitar o documento, que é pago. A partir da primeira emissão desse documento, o indivíduo passa a existir para o Estado. Ele não tem prazo de validade.

Abertura de empresa (MEI e CNPJ)

É possível solicitar online a formalização de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e MEI (Microempreendedor Individual). No caso do CNPJ, o interessado deve acessar o site da Receita Federal e fazer a solicitação. É necessário preencher o formulário solicitado e inserir o número do CPF, Título de Eleitor, RG e Comprovante de Residência, por exemplo.

Após a formalização, você poderá emitir o Documento que comprova o CNNOJ e o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. Se tiver alguma dúvida, consulte os sites da Receita FederalPortal Sebrae e Portal do Empreendedor.

eSocial

O eSocial é um sistema virtual de escrituração das obrigações de caráter fiscal, previdenciário e trabalhista. Todos os dados devem ser reunidos e declarados juntamente ao governo, conforme determina o Decreto 8.373/2014.

Para emitir a guia, você deve acessar o site do eSocial e fazer o login, por meio de certificado digital ou com código. A data de início de validade será o início da obrigatoriedade do eSocial para o empregador. Se por acaso, o empregador iniciou o trabalho após a obrigatoriedade de implantação do eSocial, a validade será a data de Início de atividade do empregador ou a data do primeiro vínculo com o emprego.

Os órgãos públicos e privados já estão utilizando a tecnologia como aliada para modernizar os serviços e garantir mais eficiência no atendimento aos cidadãos. Trata-se de uma tendência mundial. Diante desse cenário, o investimento em sistemas digitais já traz efeitos positivos, como a agilidade nas solicitações. Nesse sentido, já é possível tirar documento online de forma prática, rápida e com o máximo de segurança.

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